Inovação financeira: Dicas para utilizar na sua empresa

Home - Contabilidade - Inovação financeira: Dicas para utilizar na sua empresa

Inovação é a palavra que está movendo as empresas e o mercado de trabalho na atualidade. Pensando nisso, elaboramos este artigo com tópicos especiais de inovação financeira para ajudar no desenvolvimento saudável do seu negócio.

Inovar significa tornar novo, melhorar resultados, agregar novas propostas e investir na criatividade e na transformação.

Confira, a seguir, 8 dicas para aplicar na sua empresa e fazê-la crescer de forma criativa, com ações inteligentes e focadas em resultados.

1. Elimine as barreiras burocráticas

A burocracia é um problema sério em inúmeras organizações. Muito embora ela seja necessária em diversos aspectos, em muitos outros ela acaba representando uma barreira para a inovação dentro das empresas.

Portanto, a dica é eliminar os entraves burocráticos que já não fazem sentido para o negócio, otimizando processos e permitindo que os colaboradores sintam-se mais livres para sugerir e planejar ações criativas.

2. Incentive a criatividade e o compartilhamento de ideias

Os profissionais que estão inseridos no dia a dia do negócio e conhecem os processos costumam oferecer uma grande variedade de ideias possíveis de serem implementadas e que podem representar a melhoria dos resultados do negócio.

Por isso, incentive a criatividade e o compartilhamento de ideias dos colaboradores. Você pode, inclusive, criar programas de bonificação para os funcionários que tiverem as suas sugestões acatadas pela empresa e trouxerem resultados satisfatoriamente mensuráveis.

3. Procure a opinião de terceiros

Muitas vezes o setor financeiro não consegue enxergar soluções e mudanças para o negócio, já que os seus profissionais podem se limitar ao ambiente, atuando com vícios provocados pela rotina e pelas dificuldades da área.

Por isso, é importante buscar a opinião de profissionais parceiros, consultores, fornecedores e até mesmo clientes. Essa troca de conhecimento permite que o gestor financeiro e a sua equipe enxerguem o trabalho prestado com outra perspectiva.

O olhar de terceiros ajuda a visualizar muitas situações que até então eram tão atreladas à cultura organizacional que nem sequer eram percebidas.

4. Invista na implementação de um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um ponto-chave para a manutenção e o controle das finanças empresariais. Portanto, é necessário que a empresa conte com um bom mapeamento e também com a definição clara de metas financeiras, de modo a permitir que os gestores avaliem os melhores caminhos para alcançar bons resultados.

Ainda, esse estudo preparará a empresa para possíveis dificuldades que possam surgir nos próximos anos.

5. Mapeie processos e identifique deficiências

Conhecer a empresa e descobrir quais são os seus pontos fortes e fracos auxilia não só a planejar o futuro, mas também entender o presente.

Nesse contexto, uma boa dica é rever todos os processos internos, passo a passo, avaliando a viabilidade de cada um deles e a consequente decisão de mantê-los em prática.

O mapeamento de processos pode esclarecer o motivo de determinadas questões serem problemáticas e apontar quais são os melhores caminhos para solução desses fatores adversos.

Vale lembrar que existem diversas tecnologias que auxiliam no mapeamento e acompanhamento de processos, então aprenda a utilizá-las a seu favor e assim, economizar tempo para poder se dedicar a análise desdes destas informações.

No setor de finanças e contabilidade, por exemplo, esse levantamento é fundamental para identificação de deficiências nas ações de cobrança e recebimentos, no fluxo de caixa, no pagamento de obrigações, na conciliação bancária e na apuração de tributos.

6. Evite a confusão entre contas pessoais e profissionais

Essa é uma questão já muito discutida por especialistas que prestam consultoria financeira e contábil para as empresas. Já é do conhecimento de todos que não é indicado misturar contas pessoais com despesas da empresa. No entanto, isso ainda acontece.

A dica é que você não cometa esse erro e mantenha uma cultura, separando bem as contas de ordem pessoal daquelas que garantem o funcionamento da empresa. Um bom controle financeiro é necessário para promover e usufruir dos benefícios da inovação no seu negócio.

7. Saiba identificar a rentabilidade do seu negócio

Outra dica importante é a necessidade de o gestor financeiro saber identificar e conhecer todas as informações sobre a rentabilidade do negócio.

Contar com esse controle permite monitorar indicadores essenciais ao negócio. Alguns exemplos são: como estão os resultados de vendas, se os vendedores estão apresentando respostas favoráveis às metas traçadas e se os clientes estão mantendo-se fiéis.

Analisar constantemente é uma ação que possibilita a adoção de novas estratégias para corrigir erros e o planejamento para que a empresa alcance bons resultados.

8. Tenha controle sobre a receita da empresa

Um dos problemas mais comuns, no que diz respeito ao aspecto financeiro das empresas, é a falta de controle sobre a receita.

Nesse sentido, nossa última dica é o desenvolvimento de processos que visem manter uma administração precisa de tudo o que entra e o sai da organização.

Conhecer a origem e o destino do dinheiro — receitas e despesas — ajuda a avaliar como está a saúde financeira da instituição e a viabilidade do negócio. Também é importante para a elaboração do planejamento estratégico, das ações de vendas e do desenvolvimento do plano de metas.

Como você pode ver ao longo deste post, algumas ações são importantes para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do seu negócio. A inovação está relacionada à criatividade e à nova forma de pensar velhos processos.

Essa mudança, muitas vezes, acaba respingando na cultura da empresa. Contudo, isso é muito importante porque ajuda a enxergar as necessidades que precisam ser revistas em razão das exigências e das transformações do próprio mercado.

Invista em criatividade, reduza a burocracia, busque soluções técnicas e se apoie em novas ferramentas tecnológicas. Só é possível inovar em um setor financeiro quando se está pronto para mudar e evoluir.

Compartilhar

Iniciar Chat
Precisa de Ajuda?
Precisa de Ajuda?
Fale Comigo!